data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Todas as pessoas entre 12 e 17 anos que morreram por Covid-19 no Rio Grande do Sul tinham alguma comorbidade. É o que aponta o o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Em reunião da Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), nesta segunda-feira, foi definido que esse grupo poderá ser vacinado com o imunizante da Pfizer no Estado.
Vacinação solidária tem queda nas doações de alimentos em Santa Maria
Esta vacina possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária. O grupo vai começar a ser vacinado a partir da próxima distribuição, em que o Estado enviará doses específicas para a faixa etária. O Cevs publicará nota técnica especificando as comorbidades que serão abrangidas.
LACTANTES
Também foi definido que lactantes, mães que estejam amamentando bebês com até 11 meses e 29 dias poderão se vacinar independentemente da faixa etária. Essa estratégia visa a proteção dos bebês ao serem amamentados por mães vacinadas. Não serão distribuídas doses extras para esse grupo, e a organização desta população ficará a cargo dos municípios.
A principal pauta da reunião foi a redução no intervalo de aplicação entre as duas doses da AstraZeneca e da Pfizer. A redução se deu depois que dois casos suspeitos da variante Delta foram registrados no Estado.