imunização

Adolescentes com comorbidades poderão se vacinar contra a Covid no RS

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

Todas as pessoas entre 12 e 17 anos que morreram por Covid-19 no Rio Grande do Sul tinham alguma comorbidade. É o que aponta o o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Em reunião da Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), nesta segunda-feira, foi definido que esse grupo poderá ser vacinado com o imunizante da Pfizer no Estado.

Vacinação solidária tem queda nas doações de alimentos em Santa Maria

Esta vacina possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária. O grupo vai começar a ser vacinado a partir da próxima distribuição, em que o Estado enviará doses específicas para a faixa etária. O Cevs publicará nota técnica especificando as comorbidades que serão abrangidas.

LACTANTES
Também foi definido que lactantes, mães que estejam amamentando bebês com até 11 meses e 29 dias poderão se vacinar independentemente da faixa etária. Essa estratégia visa a proteção dos bebês ao serem amamentados por mães vacinadas. Não serão distribuídas doses extras para esse grupo, e a organização desta população ficará a cargo dos municípios.

A principal pauta da reunião foi a redução no intervalo de aplicação entre as duas doses da AstraZeneca e da Pfizer. A redução se deu depois que dois casos suspeitos da variante Delta foram registrados no Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois de uma semana sem registros, UPA volta a ter óbito por Covid-19

Próximo

Intervalo entre doses da AstraZeneca e da Pfizer será reduzido no Estado

Saúde